Quando a princesa Diana viajava pelo mundo, a embaixadas britânica no país visitado avisava, bem antes do giro, das preferências culinárias dela. Em Nova York, por exemplo, lhe serviram camarão ao champanhe. O que ela não topava? Carne vermelha. De jeito neh um.
Quem quis esse agrada-la deveria oferecer-lhe pratos como sopa de agrião e linguado ao molho de e rvas. Frutos do mar era com ela mesmo - principalmente salmão e camarão. Em seu último jantar por este planeta, por exemplo, no Hotel Ritz, em Paris, o prato principal f oi linguado grelhado - de entrada, aspargos e cogumelos.
Após sep arar-se do príncipe Charles, a Lady Di passou a frequentar restaurantes que tivessem em seus cardápios as suas preferências, caso dos londrinos Bibendum, que colocava risotto com frutos do mar em sua mesa; do italiano San Lorenzo, também, por causa d e frutos do mar, e do português O´Fado, que lhe servia linguado com camarão, ao molho de manteiga, ou salmão grelhado, com espinafre e batatas cozidas.
Para o kikenauta sentar-se à mesa com The Princess, aqui vai a receita de sopa de agrião:
Duas porções de agrião; 50 gramas de manteiga; 50 gramas de farinha de trigo. Um litro de ca ldo de galinha; meio-litro de creme de leite e o chamado sal a gosto. Sem exagerar, é clar o.
Par a decorar isso aí, coloque folhas de agrião, ou de espinafre, bem como creme de leite. Ag ora, vamos preparar o prato: primeiramente, lavar bem os ramos do agrião e livra-los do s talos mais grossos; cozinhá-lo em água fervente, com uma pitada de sal, durante três a c inco minutos. Próximo passo: escorrer e e resfria-lo, rápido, em água gelada. Aliás, escorrer-lo por duas vezes.
Feito isso, use uma penela, derreta manteiga, misture com farinha e cozinhe, por instantes, em fogo braixo, sempre mexendo a coisa. A seguir, acrescente caldo de galinha aquecido, sem parar o mexidão na panela. Junte o agrião e confira como anda o sal. Estamos quase lá. Próximo passo, retirar tudo do fogo pra bater no liquidificador. Se quiser, também, pode peneirar. Agora, retirar do liquidificador, adicionar creme de leite e misturar legal.
Pronto! Agora, é só colocar a sopa na mesa, em temperatura ambiente e, pra dar charme ao momento, decore os pratos com folhas de agrião, ou de espinafre, e creme de leite. Bom apetite, princesa kikenauta!
OBS: esta receita me foi fornecida pela embaixatriz Lúcia Flecha de Lima, grande amiga de Lady Di, quando esta veio a Brasília, em 1991, e eu era repórter credenciado no Ministério das Relações Exteriores. Me parece que foi publicada, também, pela revista Gula e o jornal Folha de São Paulo