domingo, 31 de janeiro de 2021

MUSA (ALVA, BRANCA) DA COLINA

 

O Kike viu esta foto da modelo e torcedora vascaína no www.musas10.com, mas sem o nome da deusa. Que pecado, gente! Não deixem de dizer quem estampa  tanta beleza, pra gente espalhar, mais ainda, para todo o planeta. Mais? Para os outros clubes ficarem com inveja de não terem em suas galeras gente tão bonita. Não se discute: as torcedoras mais + mais deste planetas terráqueos são as gloriosas vascaínas. Se você casou-se, ou é noivo, ou namorado e uma delas, tirou a sorte grande. 

Kike saw this photo of the model and fan Vasco on www.musas10.com, but without the name of the goddess. What a sin, people! Be sure to say who prints so much beauty, for us to spread, even more, to the entire planet. More? For the other clubs to be jealous of not having such beautiful people in their galleys. There is no dispute: the fans more + more of these terrestrial planets are the glorious vascaínas. If you got married, or are a fiance, or boyfriend and one of them, you were lucky. 

domingo, 24 de janeiro de 2021

BELA, BELÍSSIMA 'ISSÍMAÍSSIMA' MISS LILA

 A modelo e lutadora Jamila Sandoro é campeã de pingadas de colírio nas vistas da galera vascaína. O seu facebook, de onde estas fotos foram reproduzidas, é repleto de belas imagens dos seus ensaios, nos quais ele aparece vestindo camisas vascaínas de vários modelos e cores. A de acima tem um desenho alternativo de vascaínidades. Vendeu bem e, com ela (a camisa), muitos torcedoras da Turma da Colina foram aos estádios dar uma forcinha à rapaziada. Jamila fica "trilegal", como dizem os gaúchos, com qualquer jaqueta cruzmaltina, pois a sua estampa foi produzida pelo Homem Lá de Cima para emoldurar bem qualquer tela, como a que você vê abaixo.  

domingo, 10 de janeiro de 2021

À MESA COM LADY DY

      Quando a princesa Diana  viajava pelo mundo, a embaixadas britânica no país visitado avisava, bem antes do giro, das preferências culinárias dela.  Em Nova York,  por exemplo, lhe  serviram camarão ao champanhe. O que ela não topava? Carne vermelha. De jeito neh um.

  Quem quis esse agrada-la deveria oferecer-lhe pratos como sopa de agrião e linguado ao molho de e rvas. Frutos do mar era com ela mesmo - principalmente salmão e camarão. Em seu último jantar por este planeta, por exemplo, no Hotel Ritz, em Paris, o prato principal f  oi linguado grelhado - de entrada, aspargos e cogumelos.

 Após sep arar-se do príncipe Charles, a Lady Di passou a frequentar  restaurantes que tivessem  em seus cardápios as suas preferências, caso dos londrinos Bibendum, que colocava risotto com frutos do mar em sua mesa; do italiano San Lorenzo, também, por causa d e frutos do mar, e do português O´Fado, que lhe servia  linguado com camarão, ao molho  de manteiga, ou salmão grelhado, com espinafre e batatas cozidas.     

 Para  o kikenauta sentar-se à mesa com The Princess, aqui vai a receita de sopa de agrião:

Duas  porções de agrião; 50 gramas de manteiga; 50 gramas de farinha de trigo. Um litro de ca ldo de galinha; meio-litro de creme de leite e o chamado sal a gosto. Sem exagerar, é clar o.

Par a decorar isso aí, coloque folhas de agrião, ou de espinafre, bem como creme de leite. Ag ora, vamos preparar o prato: primeiramente, lavar bem os ramos do agrião e livra-los do s talos mais grossos; cozinhá-lo em água fervente, com uma pitada de sal, durante três a c inco minutos. Próximo passo: escorrer e e resfria-lo, rápido, em água gelada. Aliás, escorrer-lo por duas vezes.

  Feito isso, use uma penela, derreta manteiga, misture com farinha e cozinhe, por  instantes, em fogo braixo, sempre mexendo a coisa. A seguir, acrescente caldo de galinha   aquecido, sem parar o mexidão na panela. Junte o agrião e confira como anda o sal. Estamos quase lá. Próximo passo, retirar tudo do fogo pra bater no liquidificador. Se  quiser, também, pode peneirar. Agora, retirar do liquidificador, adicionar creme de leite e  misturar legal.

 Pronto! Agora, é só colocar a sopa na mesa, em temperatura ambiente e, pra dar charme  ao momento, decore os pratos com folhas de agrião, ou de espinafre, e creme de leite. Bom  apetite, princesa kikenauta!     

 

OBS: esta receita me foi fornecida pela embaixatriz Lúcia Flecha de Lima, grande amiga  de Lady Di, quando esta veio a Brasília, em 1991, e eu era repórter credenciado no Ministério das  Relações Exteriores. Me parece que foi publicada, também, pela revista Gula e o jornal Folha de São Paulo
    

domingo, 3 de janeiro de 2021

O DOMINGO É UMA MULHER BONITA - ALICE NO PAÍS DA FALTA DE SEXO


    

Mari = Pode ser uma redução de Ademari, Adimari ou Amari  ou ainda se originado do nome Mario.

 

Maria =  Vem do nome hebraico Miryam (cuja origem, provavelmente, seja egípcia, do verbo ‘mrj’, com o sufixo diminutivo hebraico ‘am’), atavés do aramaico Maryam. Foi latinizado como Maria. O sobrenome recorda o nome da fundadora do tronco familiar.

------------------------ 

Mariani = Vem do nome latino Marianus, derivado de Marius.  O sobrenome se define  com filius quondam (expressão clássica medieval que representava a primeira fórmula encontrada para distinguir as pessoas quando ainda não havia sobrenomes. Filius significa filho, em latim, e quondam , também latino, equivale a “outrora” no sentido de que o pai não existia mais. Com esta  expressão (quondam) se fixavam quase todos sobrenomes  indicativos de filiação e que derivavam de nomes próprios. Aos poucos, a expressão foi-se reduzindo a somente quondam  ou sistematicamente  abreviada nos textos como fq ou  simplesmente q. Assim, o sobrenome Mariani vem do filius quondam  Mariani, filho do senhor Marianus. Marianus na língua italiana virou Mariano, que se definia também como habitante de Mariano, uma das duas cidades ou das várias localidades chamadas Mariano, remontando a fundus Marianus, isto é, terras do cidadão Marius, em torno do qual surgiu a povoação.  Na forma dialetal, a redução da palavra  Mariano é Marian. Como derivativo de Mariano  tem-se Marianelli e Marianetti , que é o sufixo plural Marianus mais ‘elli e etti’; Marianini, de Mariano com o sufixo plural ‘ini’ e Marianucci,, de Mariano com o sufixo plural  ‘ucci’. Já o nome Mario tem como derivativos Marielli (Mario com o sufixo plural elli) e Marietto (Mario mais o sufixo singular etto).

 .........................

         


.............................................................................................

RENATA VOOO LIVRE

enata - Renata LaRocque - 561-344-1233 - Coldwell Banker Realty

renata@discoveringflorida.us

 .......................

Nunca tinha feito o trajeto da decolagem até a Esplanada (dos Ministérios), mas em dia de campeonato há vários pilotos que conhecem bem o trajeto a seguir. Um destes  encontrei no Céu foi o Eddie da Bocaina (Eduardo Waller de Oliveira). Já tínhamos voados juntos.  Estávamos voando no mesmo canal do rádio-amador quando o encontrei, faltando menos da metade do trajeto até a capital. Quando vi a Esplanada (dos Ministério), fui chegndo com altura demais (sempre voando com segurança), Então, a Claudinha (Cláudia Otília), juíza de pouso, perguntou pelo radio: ‘Quem e este mané chegando no pouso a esta altura?’ Respondi: Sou eu, irmã. Estava incrédula, super emocionada. Não há palavras pra descrever a emoção de chegar à Esplanada em uma asa delta. Voei, calmamente, juntamente com os outros pilotos da equipe Sky Center- Chico Santos, Daniel Schmidt, Mario Campanella e (claudinha - esqueci o nome dele - era instrutor - ta na foto), até perder altura e pousar. Pouso perfeito, sem dar um passo. Não teria mesmo condições de dar mais um passo, pois a emoção foi tanta que os meus joelhos falharam por alguns minutos”.